31.7.08

massa=energia (parte 1)

Vendo algumas embalagens de alimentos, percebi que os fabricantes agora estão colocando o valor energético da porção do alimento em joules também. Joule é uma medida muito usada em física para se determinar uma quantidade de energia, mais precisamente 1 joules corresponde a energia usada para levantar a 1 metro de altura um corpo de 100 gramas sob a aceleração da gravidade terrestre média, ou o trabalho gasto para transladar um corpo, usando a força de 1 newton por 1 metro.
Enfim, vendo isso os calculos me pareceram mais proximos de se fazer, então comecei a procurar alguns dados sobre o corpo humano e o gasto de energia.
Um corpo totalmente em repouso consome aproximadamente 108,83 j/kg, uma quantidade de energia que eu considero baixa devido as informações acima, porém não sei como eles chegaram a esses dados, no site do How stuff works. No mesmo site tem a informação de quanto de potência máxima de um músculo é capaz de gerar e o valor é aproximadamente 158w.
Se aumentarmos a força do músculo, aumentamos a potência teoricamente. Para aumentar a força do músculo a pessoa tem que aumentar a área de corte transversal do mesmo, ou melhor dizendo, aumentando do jeito que todo mundo tá acostumado a ver ou fazer, através de exercícios. Porém a força máxima é de 3,5 kg/cm^2, portanto tanto a força quanto a potência do músculo humano tem um limite físico e não é tão extenso.
Com todos esses dados sobre gastos de energia e quanto um músculo é capaz de aguentar, farei aqui na segunda parte um questionamento sobre a energia consumida pelos alimentos e sobre o desempenho em alguns esporte e atividades.

Nenhum comentário: