12.4.08

A nova internet

“Lançamento previsto para o Verão
Uma equipa de cientistas desenvolveu na Suíça aquilo que pode vir a ser o sucessor da Internet, como hoje a conhecemos, e torná-la obsoleta. Trata-se de um gigantesco sistema computacional de «grelha» (GRID), segundo noticia o «Daily Telegraph».

O novo sistema foi criado na Organização Europeia de Investigação Nuclear (CERN), tal como a Internet, e é 10.000 vezes mais rápido do que as actuais ligações em banda larga, permitindo descarregar ficheiros de filmes e música em segundos. Além disso, poderá fornecer a energia necessária para enviar imagens sofisticadas, permitir jogos instantâneos entre centenas de milhar de participantes e oferecer ligações videotelefónicas em alta definição ao preço de uma chamada local. A «grelha» irá também armazenar a informação que gerar, já que a Internet não terá capacidade para capturar volumes de dados de tão grandes dimensões.

«Com este tipo de poder computacional, as gerações futuras terão a capacidade de colaborar e comunicar em modos que pessoas mais velhas, como eu, não podemos sequer imaginar», afirmou o professor de Física na Universidade de Glasgow, David Britton, que participou no projecto.

O lançamento do novo sistema deverá ocorrer já no Verão, quando for ligado o acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider), destinado a investigar as origens do Universo. O novo sistema foi construído com cabos de fibra óptica e modernos centros de reencaminhamento e distribuição, o que significa que não haverá componentes ultrapassados que possam parar o dilúvio de dados, como acontece com a Internet.

Neste momento já estão instalados 55.000 servidores da «grelha», um número que deverá crescer para 200.000 nos próximos dois anos.”

Tirado de: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=936953&div_id=1730

Esse é um exemplo onde ciência de ponta e pesquisa pura pode influenciar a vida cotidiana das pessoas, principalmente quando estão na frente de um computador.

Não tenho o intuito de reproduzir matérias e textos neste blog, mas esta matéria deveria ser postada integralmente por razão do post anterior, então foi aberta uma exceção. Se alguém estiver interessado no que o Cern está fazendo, fará ou fez, acesse o site do laboratório: http://public.web.cern.ch/Public/Welcome.html

2 comentários:

MNovaes disse...

Nossa, mas como assim... o que a tecnologia do CERN tem a ver com internet? Eles querem dizer que a estrutura de dados necessária para o CERN será o embrião da nova internet? Ou que o CERN é parte de uma nova estrutura com outro propósito?

Fabio (Brainstorm) disse...

o www saiu do cern, era uma rede de transmissão de dados rapida e mais direta interna, os dados gerados pelas colisões serão muitos, tantos pra os pesquisadores ficarem uns 10 anos analizando, e assim talvez achar o que queriam.Por isso criar uma nova rede interna para a transmissão dos dados, ao redor do mundo, para que outros laboratórios e cientistas envolvidos possam analizar os novos dados, na verdade como o www saiu de lá de dentro, espera-se que esse grid também saia, tornando a transmissão de dados mais rapida podendo armazenar dados.