6.11.08

"Black is the new black, bitch!"


Nesta terça todos nós testemunhamos um evento histórico, uma nação, um povo, conseguiu não cometer os mesmos erros que cometeram no passado e esse erro teve consequencias mundiais, para países e nações, em tempos diferentes, bem como todo mundo ao mesmo tempo, como todos nós vimos algumas semanas atrás. Estou falando das eleições presidenciais norte-americanas, nas últimas 2 George W. Bush foi eleito, apesar de várias controversias na primira e na segunda eleição, onde peo voto direto ele teria perdido, porém, as eleições americanas não conta com votos diretos para presidente, dessa vez teve comparecimento em massa dos eleitores para deixar marcado a sua escolha, a escolha que eles achavam certo.
O fato de Barack Obama ser negro só engrandece o feito, não só dele como da nação também, ainda mais com um nome mulçumano, onde a politica Bush de seu segundo mandato gerou preconceito para com os árabes, não só nos EUA, como em quase todo mundo, mostrou ao mundo, e deixou bem claro ao mundo árabe, que seu povo e nação não pensam como seu antigo presidente. Digo antigo porque "Black is the new black, bitch! and black is the new president!", essa frase faz alusão aos vestidos pretos que podem combinar com tudo, pelo menos é o que dizem, que foi tirada de um saturday night live, é o sentimento traduzido em palavras da maioria, mas é muito mais significativo aos afrodescendentes que se vêem, agora, realmente representados no governo. Não somente os negros americanos, mas muitos ao redor do mundo se inspiram em Obama.
Para quem ainda tem algum preconceito ou mesmo é racista enrustido, deve ser uma semana não muito agradável, por além de ver um negro assumir a presidência de uma potência bélica, econômica, intelectual e artística mundial, viu no domingo um negro ser, pela primeira vez, o campeão mais jovem da F1, a categoria de elite do mundo automobilístico, sempre usando tecnologia de ponta e antecipando tendencias tecnológicas que serão usadas nos próximos anos na indústria.
Lewis Hamilton e Barack Obama só foram possíveis de serem lembrados pelas próximas gerações por nomes que no passado lutaram e hoje são lembrados, assim como sempre serão, como a dona Rosa Parks, Irene Morgan e Sarah Louise Keys, se não sabem quem são e o que fizeram, google it! Pra isso que serve, para nos lembrar.
Porém, ambos não foram vencedores "só porque são negros", isso é uma característica fenotipica intrinscica a eles (menos pro Michael Jackson), eles venceram porque foram os melhores, por isso ganharam, ninguém tentou faze-los parecer brancos, ou tentar faze-los menos negros diante das cameras, por terem recebido educação, ninguém é cego, não foi questão de cor de pele, por isso foi um feito histórico de ambos, todos aceitaram e venceram justamente.

Nenhum comentário: