25.11.08

Crise!


Parece que essa palavra virou a nova sensação dos intelectuais, na verdade não só deles, mas falam essa palavra com um peso que não se percebe nas outras pronunciadas por eles. Lóóóógico, se todo mundo fala eu também tenho que falar sobre, mas de uma perspectiva diferente, na qual eu num sei bem ao certo qual é, mas vou apresentar assim mesmo.
Pode parecer paranóia, mas em setembro tanto a divisão da microsoft de console, o Xbox360, como a sony enterteinment computer Japan, em suas conferencias de imprensa anuais, não apresentaram novidade alguma, ou melhor anunciaram novidades que oficialmente não tinham sido anuciadas, como por exemplo, a nova tela de LCD do PSP, com uma resolução melhor, a não ser pelo fato que só funcionará com os novos jogos e não os já lançados. Para a revista Edge, é um sinal da ocidentalização das tendencias do mercado de jogos, para mim isso vai além, ninguém quis enfrentar a nintendo e o nintendo Wii no ano seguinte, porque simplesmente não iriam precisar.
De acordo com outro artigo da Edge, a atual crise financeira pela qual o resto do mundo passa, mas não o Brasil segundo o governo, atingirá os tipos de consumidores da qual o nintendo Wii e o nintendo DS alcançaram com tanto sucesso, fazendo da nintendo a segunda maior empresa japonesa, perdendo apenas para a toyota, os consumidores casuais.Mas o mais agravante pra nintendo é ter amargado uma queda nas vendas da nova versão de harware de seu DS, o DSi, e uma vez que os EUA e Europa estão 1 ano atrasados em relação ao Japão, então há uma possibilidade que a queda ocorra em 2009, e ainda estaremos em crise ou com reflexos dela, seja como for, nada bom para nintendo.
Some-se a esses fatos, a tendencia das softhouses desenvolverem jogos de MMORPG, e ao sucesso desse tipo de jogo entre os gamers, que hoje em dia não são tão separados assim, muitos migram para plataforma PC-game devido a interatividade desses jogos, na verdade todos os consoles atuais, até ps portateis, buscam essa interatividade, da qual acho que somente os portateis terão alguma vantagem no futuro. Assim sendo, o mercado (entenda-se por alguns especialistas, donos de softhouses*) vê o fim do túnel dos consoles.
Enfim, crise batendo a porta, Japão em recessão até o 2010, EUA entrando nessa também e europa anunciando seu crescimento negativo (no homo), se isso não acelerar o desenvolvimento de jogos para PC, criando um boom, e por outro lado as empresas de consoles de video game tendo quedas nas vendas de seus consoles ou ainda a demora na consolidação de seus produtos no mercado, os computadores pode ser a saida para o mercado, com excessão do Wii, não consegue se reinventar e surpreender as pessoas.

Nenhum comentário: