29.11.08

O dia depois de amanhã....

Vendo tudo que estava acontecendo em Santa Catarina, pensava e ficava impressionado com o volume de água que já havia caido, mas nunca me passou pela cabeça a gravidade da tragédia, até ver as seguintes coisas hoje: Vendo o dia de sol de hoje (dia 29/11) às três da tarde, quente, na paulista, antes de almoçar com um amigo, se transformar depois do término do almoço no tempo nublado; ter visto a capa da revista veja com a primeira vitima da tragédia; entrado agora na net e ter visto que a NASA está monitorando a região sul e noticiando as inundações e divulgando a foto do satelite do volume de agua das 11 horas e 50 minutos (horário de brasília); e finalmente, ter visto o blog do Marcos Mion falando sobre a tragédia.
Vou explicar cada coisa e tentar fazer uma coisa que o Mion se perguntou por que ninguém fez por aqui. Pois bem, já faz algumas semanas que todo dia, o dia ensolarado fica nublado e frio aqui em São Paulo. Nublado e sem chuva não é normal, nuvens carregadas sem chuvas, ainda mais no verão por aqui, é anormal. Todos os paulistanos perceberam, mas não devem ter pensado muito a respeito. Essa frente fria, vem do sul, da Argentina, e chega até o centro-oeste do país, assim nasce a época de chuvas, pois encontra a massa de ar quente e úmida da amazônia. No verão é comum chover todo dia, mas não é comum esfriar 5 a 7 graus no mesmo dia. Agora imagina que se esse volume de água chega em SP, como deve estar o sul? O excesso veio pra cá, mas a maior parte ficou lá. Já faz alguns anos que vemos isso acontecer na europa, no começo do verão deles, mudou de hemisfério, mas está numa latitude bem parecida.
Ver a revista e ver pessoas em volta comentando sobre, me chamou muito a atenção, realmente não é normal ou comum, acho que nunca vimos algo parecido por aqui, mas no inverno do ano passado nevou em Buenos Aires, isso deveria ter soado nossos alarmes, as coisas estão mudando o clima tropical e subtropical do planeta, de um modo geral. Outra coisa é a NASA estar monitorando, ela que é pró-aquecimento global (acredita que ele está acontecendo realmente) pode ter encontrado sua prova pra alarme das pessoas que tenha duvidas sacerca do que está acontecendo. Sem falar que aumenta a seriedade do ocorrido, afinal a NASA tá monitorando.
O blog do Mion me motivou a escrever esse post no meu blog. Sei que não conseguiria postar algo nos comentários dele, e mesmo sabendo a falta de fama do meu blog, achei que o melhor meio para postar alguma coisa sobre algo que está a nossa cara, até como forma de reafirmar o que o Mion disse:"E vem cá, o que tá acontecendo? To cansado de ouvir nêgo falando que é o fim do mundo, que é a profecia de sei lá quem que está se concretizando...porra, vai tomar no cú todas profecias!! Isto aqui é nosso mundo, nosso país e cabe somente a nós tomarmos conta dele. Que feio o que fizeram com o mundo ao longo destes anos...feio mesmo, não me vem outra palavra. A única outra que passa pelos pensamentos agora é: sacanagem.

Por que sacanagem? Porque ninguém para uma porra de um segundo se quer para pensar em como estará o mundo daqui a 50 anos!!!", e tentar falar algo sobre, seria por aqui.
O clima no nosso planeta não é constante nas localidades geograficas isoladas, o ambiente por si só sobre modificações através do tempo, como as pesquisas arqueológicas mostram.O clima muda e um dos grandes responsáveis por isso, ou pelo menos dentro de um ciclo, não está neste planeta, como era de se esperar.O sol é a grande influencia no clima da Terra. Também não estamos parados, o sistema solar está se movendo também, não sei, ou melhor, não se tem ideia de quanto isso afeta a todos por aqui, mas deve influenciar. Além disso nós, modificamos o ambiente ainda mais e cada vez mais rápido, fazendo com que a percepção, ou a previsão das consequencias dessas modificações não ocorra ou seja equivocadamente interpretada, ou simplesmente ignorada. Há também o fato de jogarmos durante quase duzentos anos toneladas de gases estufas e detritos na atmosfera, além da energia produzida e que circula acima de nossas cabeças.
Posso ficar aqui a noite inteira listando os possiveis motivos para esses fenomenos, mas como um cientista-wanna-be, vulgo graduando de física, desejo saber o motivo, para sabermos como proceder, mas isso nem sempre é possivel, ou melhor, quase nunca, sempre tem um motivo primario por trás de cada fato, quase infinito, mas nem por isso paramos no tempo, seguimos em frente, sei que temos projeções sobre as mudanças climáticas, para qualquer opinião sobre o aquecimento global, se ele está acontecendo ou não, basta nós nos prepararmos pra isso, mas isso não é facil, não basta preparação para resgate, isso é pra último caso, tem que se mudar muita coisa, principalmente o tipo de pensamento atual. Isso vai ser muito dificil, não é só para os mais ricos gastarem mais,deja com doações ou adquirindo produtos ecologicamente corretos, no sentido de reparar o que foi e continua sendo feito, é para ganharem menos, deixar de lado o modo de produção mais danoso porém barato, e partir para um melhor, mas isso ninguém quer, não sem taxar, cobrar, sem perder, mas pra tudo há uma troca se fazer, nós ainda temos 2 opções.

Nenhum comentário: